Estréia CineComboio – Projeções da Cidade SP

Posted on 5 de julho de 2011 por

0



Hora
domingo, 10 de julho · 18:00 – 21:00

Localização
Ocupação São João (Av. São João 588) e ocupação Prestes Maia (Av. Prestes Maia 911)

Estréia CineComboio: dia 10/07 às 18hrs na São João e 17/07 às 18hrs no Prestes Maia.
Dia 10 de julho vamos inaugurar o primeiro ciclo de seis meses do CineComboio – Projeções da Cidade. Serão realizadas semanalmente sessões de cinema gratuitas de longas e curta-metragens em diferentes lugares da cidade, visando a relevância cultural, estética e sóciopolítica dos filmes. Começaremos alternando exibições em duas das ocupações do Centro de São Paulo: o antigo Hotel Columbia Palace, na Av. São João 588; e a maior ocupação vertical da América Latina, o edifício número 911 da Av. Prestes Maia. Essas sessões serão abertas para a população em geral e seguidas por conversas com os moradores, mediadas pelo filósofo e professor Rubens Espírito Santo.

Você é nosso convidado!

Formada em outubro de 2010, a Comboio é uma associação de agentes culturais comprometidos com questões políticas, sociais e estéticas. Buscamos provocar, promover e fomentar atividades nas áreas da arte, cultura, educação e saúde, através de pesquisas e intervenções no espaço urbano. Assim, pensamos em ambientes onde diferentes gerações e classes sociais convivam de maneira mais horizontal, inspirando a autonomia e a valorização do ser humano.

Nos últimos anos, acompanhamos um intenso processo de elitização que busca valorizar o centro da cidade. A retirada de moradores de baixa renda, a repressão aos trabalhadores informais que tiram seu sustento do trânsito de pessoas pelo centro da cidade, a especulação imobiliária, o abandono de imóveis e investimentos em um “embelezamento urbano” estéril são as grandes causas desse ‘apartheid social’ de um espaço público vital, o centro da cidade. Esse processo, chamado também de gentrificação ou enobrecimento urbano, é excludente e a ele nos opomos.

Durante muito tempo esses edifícios estiveram abandonados e hoje são mantidos pelas famílias que os ocuparam e revitalizaram.
Em uma iniciativa da Comboio, apoiada pelo Instituto Brasis e pelos movimentos FLM (Frente de Luta pela Moradia), MSTC (Movimento sem Teto do Centro), MRSTRU (Movimento sem Teto de Reforma Urbana), agora podemos ver filmes e trocar experiências juntos.

O primeiro filme a ser exibido será: Faça a Coisa Certa, um fime de Spike Lee.
“Deixa eu contar a história da Mão Direita e da Mão Esquerda.
É uma história do bem e do mal.
Mão Direita, a mão do Amor: cinco dedos que vão direto para a alma do homem.
Ódio: foi com essa mão, a Mão Esquerda, que Caim sangrou o seu irmão.
A história da vida é assim: estática.
Uma mão sempre luta com a outra, e a Mão Esquerda quebra o maior pau.
Quer dizer, parece que a Mão Direita, o Amor, já era.
Mas espera aí, segura a onda, a mão Direita vem vindo aí.
É, ela deixa a Esquerda de cara no chão agora, pra valer.
Uia ela dá um direito devastador e detona o Ódio, ele vai pra lona.
A Mão Esquerda – o Ódio – foi nocauteado pelo Amor.”


www.comboio.org
www.portalflm.com.br

Anúncios