Algumas considerações acerca das iniciativas relacionadas à Integração Física Sul-Americana

Posted on 3 de julho de 2011 por

0



Algumas considerações acerca das iniciativas relacionadas à Integração Física Sul-Americana

Para Baixar o texto clique aqui 

Elias Nazareno[1]

            José Querino Tavares Neto[2]

 

RESUMO:

No presente trabalho, foram realizadas algumas análises relacionadas com as medidas que vem sendo adotadas por uma parte dos Estados nacionais no continente sul-americano, tendo em vista o processo de integração física da região. Neste sentido, são consideradas as experiências históricas de integração e também iniciativas como a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e os investimentos que vêm sendo realizados por organismos governamentais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Palavras-chave: Regionalismo, integração física, infraestrutura regional.

 

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Anos 1980: Razões para Integrar e Cooperar

3. Iniciativas visando a Integração Física

4. Brasil – Bolívia e sua aproximação física

5. Referências


[1]           Pós-doutor en Sociologia pela Universidad de Barcelona com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Doutor em Sociologia pela Universidade de Barcelona, ex-Pesquisador Associado Sênior do IREL/UnB, Pesquisador Associado do Centro Argentino de Estudios Internacionales – CAEI.

[2]           Pós-doutor em Direito Constitucional na Universidade de Coimbra com bolsa da Capes, Mestre pela Unicamp, Doutor pela UNESP/Araraquara, professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, do Mestrado em Direito da UNAERP e do Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades ALFA.

https://opaymbere.files.wordpress.com/2011/07/artigo_p-_querinotexto_eli-106-20081.doc

Anúncios
Posted in: IIRSA